DESENVOLVIMENTO ESCOLAR NOS TEMPOS ATUAIS




O DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

NOS TEMPOS ATUAIS

 

Nesses tempos atuais, com o mundo ainda enfrentando a pandemia de Covid 19, muitos pais estão se perguntando como ficará o desenvolvimento escolar de seus filhos.

O ano de 2020 ficará na história da humanidade como o ano em que tudo parou. Empresas fechadas, lockdown por toda parte. E as escolas também pararam, deixando as crianças e os adolescentes desamparados no seu processo contínuo de desenvolvimento e aprendizagem.

Desde os primeiros anos dentro da escola a criança está em constante estímulo cognitivo e em interação social com outras crianças e adultos mediadores. Esse aprendizado, que vem de estímulos constantes e diários, é de grande importância para o desenvolvimento saudável. E com as escolas fechadas, todo o estímulo ficou por conta da socialização em casa e das aulas online.

Podemos dizer que as aulas online deram um show de criatividade na maioria das escolas. Os Professores não mediram esforços para ganhar a atenção dos alunos e levaram a aprendizagem a um nível jamais imaginado. A aprendizagem através do contato virtual mediado foi fundamental para dar continuidade ao desenvolvimento escolar, mas houve sim um prejuízo no convívio social com os colegas.

As famílias também deram um show à parte. Porque precisaram se reinventar e dividir espaços. Enquanto muitos pais estavam trabalhando de forma remota, os filhos estavam estudando online e dividindo tudo: espaço, computador, internet. E é claro que nem todas as casas estavam preparadas para isso, e todos precisaram se adaptar.

E estamos falando aqui das crianças e adolescente que tiveram acesso às aulas online, já que muitas famílias sequer tem internet disponível em casa, principalmente as mais carentes. Faltaram instrumentos (computador, celular, etc.) para todos e aprender a dividir foi um aprendizado à parte. Infelizmente, algumas ficaram de fora e não puderam continuar os estudos em 2020.

O que se ficou mesmo nesse tempo é o desenvolvimento familiar. Sim, todas as famílias se desenvolveram, de uma maneira ou de outra. Até mesmo pelo instinto de sobrevivência. Mas a aprendizagem não parou, porque a criança tem sede de aprender, e isso faz parte do seu desenvolvimento. Mas nem todas aprenderam as mesmas coisas e da mesma maneira.

Os professores seguem com as aulas online. As famílias estimulam e auxiliam nas tarefas propostas pela escola. E sempre tem um tio, um primo ou um vizinho pra ajudar. O que importa é que, mesmo diante de todo o caos da pandemia do Covid 19, o desenvolvimento escolar está sim acontecendo.

Pra contribuir com as famílias, vou deixa aqui 3 dicas de como ajudar nesse processo de desenvolvimento escolar da sua criança:

·         A busca pelo conhecimento deve ser estimulada pelos adultos: pode ser com as tarefas propostas pela escola, pode ser lendo um livro, ou pode ser nas tarefas da casa, como por exemplo ajudar a fazer uma receita.

·         Cobranças excessivas inibem a aprendizagem: cuidado para não gerarem uma aversão ao conhecimento com excessos de estímulos e cobranças que podem piorar ainda mais o processo.

·         Cuidado com os distratores: por estarem em casa, as crianças se distraem muito mais que os adultos. Se já é difícil a concentração através da tela, muito mais será se houver barulho e movimento contínuo em torno da criança.

Lembre-se que tudo isso é novo pra você e pra criança. Não é simples dar continuidade ao processo de aprendizagem diante da atual situação em que se encontra o planeta. Mas lembre-se que sua criança não é a única a passar por isso e que esse será um treino importante para o novo modelo escolar que surge.

As faculdades EaD (Ensino à Distância) estão cada vez mais populares e novos cursos estão surgindo todos os anos. O que as crianças estão aprendendo hoje é a se familiarizar com o novo modelo de aprendizagem, que possivelmente precisarão no futuro. E que ainda que o conteúdo não seja absorvido na totalidade, o desenvolvimento acontece na aprendizagem do novo método de ensino, que tem tudo pra crescer daqui pra frente. Estamos preparando nossas crianças para o futuro.

Então, se você está atento ao processo de desenvolvimento escolar de uma ou mais crianças, e quer saber mais sobre esse assunto, esteja ligado aqui no nosso site. Estarei com novidades em breve.

Ou pode tirar dúvidas pelos contatos nas redes sociais:

@ericalopes_psi (Instragran)

@espacodedesenvolimento (Instragran)

@ericalopespsicologia (Facebook)

33.98431.7416 (whatsapp)

Venha conhecer o Espaço de Desenvolvimento!


Comentários